segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Haiti, o sofrimento de um povo.


Terremoto de magnitude 7,3 graus, abalou o Haiti, às 16h53 de terça-feira (12) hora h53 de Brasília.
A situação no país, o mais pobre das Américas, é caótica. A estimativa é de que milhares de pessoas tenham morrido.
O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, viajou para o Haiti na última quarta-feira (13) acompanhado de membros de órgãos do governo brasileiro, onde participou de reuniões com o presidente do Haiti, René Garcia Préval. Ele tratou de ações a serem tomadas. De imediato cinco pontos de ação terão prioridade: sepultamento dos mortos; socorro médico aos feridos; remoção de destroços; reforço da segurança nas operações; e distribuição de suprimentos, principalmente água e comida.
Em deslocamento feito por viatura das tropas de paz do Exército brasileiro em missão no Haiti, podemos ver a magnitude do estrago feito pelo terremoto, na cidade de Porto Príncipe. Casas destruídas, carros abandonados e, nos escombros, muitas pessoas ainda com vida pediam por socorro.Esse cenário foi fotografado por mim.
No Batalhão de Infantaria de Força de Paz do Exército brasileiro, Brabatt , chegavam as pessoas feridas. Eram atendidas pelo corpo médico do batalhão. Muitos voluntários participavam do atendimento.Um haitiano comoveu a todos, ele quer saber onde estava a filha desaparecida. Ele foi surpreendido, ao avistar sua filha, a reação de foi cair aos pés de um enfermeiro brasileiro chorando.deixando todos muito comovido.
Só participando in loco para ter e sentir a dor de um povo que sofre dia a dia, com um país destruído pelas guerras de ganges,enchentes e agora um terremoto que praticamente destruiu todo um pais. Só Deus na causa.

Tudo é dito com um olhar.


Texto e Fotos: Elio Sales

















Nenhum comentário: