terça-feira, 4 de setembro de 2007

Forças Armadas esperam receber cerca de 350 pessoas na exposição de material militar

Assessoria de Comunicação MD - Imprensa

Fotos: Elio Sales








Na semana que antecede o dia da Independência do Brasil (07/09), o Ministério da Defesa deu início às comemorações da Semana da Pátria. Neste domingo (02/09), além da cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, também foi realizado o segundo dia de exposição de material militar da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, na Esplanada dos Ministérios. De acordo com a organização do evento, a estimativa é de que somente neste domingo, cerca de 350 pessoas visitem a exposição que mostra equipamentos utilizados pelas Forças Armadas. Apenas no primeiro dia de evento (1/09), mais de 150 pessoas passaram pelo local.O cineasta Erik de Castro foi conferir de perto, com a mulher e os filhos, Haroldo, de oito anos e Orson, de quatro anos, a exposição do filme sobre a Aeronáutica, Senta Pua, dirigido por ele mesmo. De acordo com Erik, as crianças adoraram o evento. "O Haroldo queria ser jogador de futebol até ontem, agora disse que quer ser militar", disse sorrindo.Crianças: público garantidoPara Rodrigo Mendes, de oito anos, que também participou da cerimônia da troca da Bandeira Nacional, o blindado "Piranha" e o helicóptero da Marinha, foram os equipamentos que mais chamaram sua atenção. "Eu estava com meu pai na substituição da Bandeira, quando vi essa exposição e pedi para entrar nos carros de combate", conta.As comemorações da semana da Pátria terminam no dia 7 de setembro, com o desfile cívico-militar das Forças Armadas, na Esplanada dos Ministérios.

Ministro e comandantes das Forças prestigiam troca da bandeira

Assessoria de Imprensa - Roberta Belyse
Foto - Elio Sales

O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, participou na manhã deste domingo (2/9), ao lado dos comandantes da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto; do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, da cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes. Como parte das comemorações da Semana da Pátria, a bandeira do Brasil foi hasteada ao som do Hino Nacional, acompanhada de salva de 21 tiros de canhão e com a participação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. Ao final da cerimônia, o ministro da Defesa falou com a imprensa. Questionado sobre o teor da nota divulgada na última sexta-feira pelo Exército, após o lançamento, no Palácio do Planalto, do livro “Direito à Memória e à Verdade – Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos”, Jobim foi enfático: “O assunto está superado”.

O ministro completou dizendo que a questão foi um fato ocorrido no Brasil e que possui várias visões. Nelson Jobim disse ainda que vai apresentar na próxima quinta-feira, quando retorna do Haiti, dois novos nomes para compor a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).Veja aqui o albúm eletrônico com as fotos da exposição de material militar e da cerimônia da troca da Bandeira