quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cerimônia de Passagem de Comando do CINDACTA I

Passagem de Comando do CINDACTA I
O Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) realizou nesta quarta-feira (04/04),em Brasília, solenidade militar de passagem de comando, do Major- Brigadeiro-do-Ar, Pompeu Brasil, ao Brigadeiro-do-Ar, Carlos Minelli de Sá.
 A cerimônia foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Ramon Borges Cardoso, Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo e teve a participação do Ministro Wagner Bittencourt de Oliveira, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, (SAC/PR) entre outras autoridades civis e militares
Minstro Wagner Bittencourt  é recebido com horas militares

Esq. para Dir. Brigadeiro Pompeu, Ministro Wagner Bittencourt e o
Brigadeiro Minelli
     
Os Brigadeiros Pompeu e Minelli, passam em revista a tropa
Histórico
     O Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo –Sisdacta – foi ativado com o início das operações do CINDACTA I
Primeiro Centro Integrado de Defesa aérea e Controle de Tráfego Aéreo há trinta e cinco anos.
O Sistema, que nasceu a partir de decisão ministerial em 1968, possibilita a execução de duas funções importantes para o país, com uma só rede de radares e telecomunicações, trazendo pela integração, tanto dos equipamentos como das funções e recursos humanos, uma substancial redução nos custos.
   O controle de tráfego aéreo automatizado trouxe como Benefício principal um incremento altamente significante na fluidez dos voos e consequente redução no consumo de combustíveis.
   E o controle da defesa aérea possibilitou o exercício da soberania no espaço aéreo brasileiro, a partir da vigilância constante dos movimentos aéreos.
   O CINDACTA I, operando ininterruptamente desde 22 de outubro de 1976, demonstrou o acerto na decisão de integrar o controle de defesa aérea e do tráfego aéreo geral.
  Hoje, outros três CINDACTAS, estão em funcionamento e todo o território brasileiro está coberto pelo Sistema Dacta.


Texto e Fotos: Elio Sales
Histórico: CINDACTA I

Nenhum comentário: