quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Data Nacional da República do Chile

O Embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri, comemorou no ultimo dia (20/09), quarta-feira, em Brasília, a Data Nacional do Chile.
 Participaram da cerimônia autoridades civis, militares, Adidos de nações amigas, parlamentares e corpo diplomático.
O Presidente da Republica em Exercício, Deputado Rodrigo Maia 
 e a titular da Procuradoria Geral da República,

Raquel Dodge, estavam entre os convidados ilustres que abrilhantaram a festa.














Desde o início da organização do Chile como Nação independente, os chilenos, celebram a data de 18 de setembro como o Dia Nacional e 19 de setembro, o aniversário do Exército do Chile.
As comemorações dos dias 18 e 19 de Setembro passaram a ser, desde muito cedo, as festas mais populares e mais importantes do calendário republicano. Junto às atividades oficiais, há milhões de chilenos que comemoram esta data, com comida típica, vinhos e danças, o aniversário da Pátria. É um momento de afirmação de sua identidade, do encontro com a história e a renovação de sua esperança e múltiplos desafios no futuro.
 O Embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri, agradeceu a presença de todos e em seu discurso, falou da importância de um conjunto de reformas, que tem como eixo fundamental a luta contra as desigualdades.

“O Governo da Presidenta Bachelet, promoveu um ambicioso programa de reformas, que tem com eixo fundamental a luta contra as desigualdades. O forte declínio dos níveis de pobreza, não foi acompanhado por uma queda semelhante na desigualdade, que caracterizou a sociedade chilena desde a sua criação. Apesar do índice Gini cair de 0.57 para 0.50, entre 1990 e 2013, ainda se mantém elevado. Tais níveis de desigualdade não são compatíveis com uma sociedade que aspira ao desenvolvimento, não apenas justo, mas sustentável. Combatê-lo é nosso principal desafio de futuro”. Disse o Embaixador.












 Fotos: Elio Sales
(61) 9 9901.7951
Texto: Elio Sales
Fonte:  Embaixada do Chile