terça-feira, 27 de outubro de 2009

Exército do Chile comemora 199º de Vida Institucional

O 199º Aniversário de Vida Institucional do Exército do Chile foi comemorado no dia 19 de setembro, na residência oficial da Embaixada do Chile, no Setor de Clubes Norte, em Brasília. A cerimônia foi presidida pelo embaixador do Chile no Brasil, Avaro Diaz Perez.
Em seu discurso, o coronel Arturo Herrera Morales, exaltou as qualidades do Exército chileno destacando três pontos fundamentais. A integração do exército com o povo chileno, por meio de ajudas humanitárias e ações cívico-sociais; o crescimento qualitativo de pessoal e a identificação com os desafios apresentados, constituindo a base para estruturar o processo permanente de modernização do Exército Chileno.

O General-de-Brigada Roberto de Souza Peixoto e sua esposa foram homenageados com uma réplica de um espadim da Infantaria do Chile. “Não só cumpriram seu papel de ligação, como também, entregaram sua amizade além do profissionalismo, que sem dúvida, os glorificam e distinguem como legítimos representantes da sua instituição e por que não dizer do seu povo”, disse o coronel Arturo.
A cerimônia contou com representantes do corpo diplomático chileno, autoridades civis e militares brasileiras e os adidos estrangeiros creditados no Brasil.

O Embaixador do Chile no Brasil, Alvaro Diaz Perez, acompanhado dos Adidos Militares .

Texto e Fotos Elio Sales

terça-feira, 25 de agosto de 2009

2º Jantar de Apresentação e Despedidas de Associados



Foi realizado no dia 24/07 no Clube do Exército, no Setor de Clube Sul de Brasília, o 2º Jantar da Associação dos Adidos Militares no Brasil.

Esta confraternização tem como foco principal, as despedidas de dez de seus associados e apresentação de oito novos integrantes, que aqui irão cumprir missão diplomática em suas Embaixadas sediada em Brasília. Apresentação de novos associados

O presidente da Associação, o Adido Naval da Embaixada do Peru, Capitão-de-Mar-e-Guerra, Raúl Alfredo Robles, deu as boas vindas a todos e aos que partiram foi entregue uma lembrança da Diretoria.
Os Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra, Julio Soares de Moura Neto e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, receberam das mãos do Capitão-de-Mar-e-Guerra, Robles, uma placa de agradecimento da Associação.
Texto e Fotos: Elio Sales

terça-feira, 11 de agosto de 2009

57º aniversário da Revolução do Egito

Foi comemorado na quinta-feira, dia (23/07) o 57º aniversário da Revolução do Egito. O evento ocorreu na residência oficial da Embaixada do Egito em Brasília.

A cerimônia foi presidida pelo Embaixador do Egito no Brasil, Dr. Ahmed Hassan Ibrahim Darwish, contando com as presenças do Adido de Defesa do Egito e demais diplomatas. Também estiveram presentes membros do corpo diplomático, comunidade Árabe Islâmica, oficiais generais, das Forças Armadas brasileira e adidos militares de países estrangeiros.

A residência oficial da Embaixada do Egito em Brasília é construída com traços da arquitetura milenar do seu país. E no jantar foram servidos pratos típicos como
o “Falafel”, polinho popular no Egito, feito de fava e o “Shawerma” feito em uma churrasqueira vertical que foi o ponto forte da gastronomia da noite.
A história do 57º aniversário da Revolução do Egito iniciou-se na noite de 22 para 23 de Julho de 1952. O golpe de estado foi organizado por um grupo de militares conhecido como os "Oficiais Libertadores", cujo chefe era,então, o Capitão Gamal Abdel Nasser. O rei Faruk foi obrigado a abdicar. Mesmo não sendo membro do Movimento dos Oficiais Libertadores, o general Muhammad Naguib, foi escolhido presidente por sua popularidade. Em Dezembro do mesmo ano foi abolida a constituição monárquica. Naguib ascende à posição de primeiro presidente da proclamada República do Egito.
Nos dias atuais, o Egito como uma nação forte e soberana, mantém vários tratados de cooperação em diversas área com o Brasil, fortificando assim, os laços de amizades entre as duas nações.


Texto e Fotos: Elio Sales

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Despedida Equatoriana ao estilo brasileiro

O café da manhã oferecido por Gerdenia Soria, esposa do adido do Exército do Equador, coronel Angel Patricio Soria Castillo, contou nessa segunda-feira(06/07), com as presenças das esposas dos adidos militares estrangeiros creditado no Brasil em sua residência na QI-19 do Lago Sul.

Uma variedade de doces e frutas e tendo como prato principal uma comida típica equatoriana “ Bola de Verde”, que traduzido para o português a receita feito de bolinho de banana da terra frita, recheadas de queijo e carne de porco, foi servido durante o evento.

Sua despedida foi ao estilo brasileiro, com aula de samba entre outros atrativos,
na ocasião a anfitriã agradeceu a presença de todos e se colocou a disposição em seu país
para que guando lá estiverem possam procurá-la.

Texto e Fotos: Elio Sales