terça-feira, 11 de agosto de 2009

57º aniversário da Revolução do Egito

Foi comemorado na quinta-feira, dia (23/07) o 57º aniversário da Revolução do Egito. O evento ocorreu na residência oficial da Embaixada do Egito em Brasília.

A cerimônia foi presidida pelo Embaixador do Egito no Brasil, Dr. Ahmed Hassan Ibrahim Darwish, contando com as presenças do Adido de Defesa do Egito e demais diplomatas. Também estiveram presentes membros do corpo diplomático, comunidade Árabe Islâmica, oficiais generais, das Forças Armadas brasileira e adidos militares de países estrangeiros.

A residência oficial da Embaixada do Egito em Brasília é construída com traços da arquitetura milenar do seu país. E no jantar foram servidos pratos típicos como
o “Falafel”, polinho popular no Egito, feito de fava e o “Shawerma” feito em uma churrasqueira vertical que foi o ponto forte da gastronomia da noite.
A história do 57º aniversário da Revolução do Egito iniciou-se na noite de 22 para 23 de Julho de 1952. O golpe de estado foi organizado por um grupo de militares conhecido como os "Oficiais Libertadores", cujo chefe era,então, o Capitão Gamal Abdel Nasser. O rei Faruk foi obrigado a abdicar. Mesmo não sendo membro do Movimento dos Oficiais Libertadores, o general Muhammad Naguib, foi escolhido presidente por sua popularidade. Em Dezembro do mesmo ano foi abolida a constituição monárquica. Naguib ascende à posição de primeiro presidente da proclamada República do Egito.
Nos dias atuais, o Egito como uma nação forte e soberana, mantém vários tratados de cooperação em diversas área com o Brasil, fortificando assim, os laços de amizades entre as duas nações.


Texto e Fotos: Elio Sales

Nenhum comentário: