terça-feira, 9 de setembro de 2008

Sete de Setembro

Brasília (7/09/2008) – Com os tradicionais grupamentos militares e tropas blindadas e mecanizadas, teve início o desfile da comemoração do 7 de setembro, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira dama, Marisa Letícia , chegaram em carro aberto ao local da cerimônia.

.
Na tribuna das autoridades, eles foram recebidos pelo vice-presidente, José Alencar, pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. A festa do 7 de setembro teve como convidada especial a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.


Com um público, estimado em 30 mil pessoas segundo a Polícia Militar do Distrito Federal

“Valores do Brasil” foi o tema das comemorações da Semana da Pátria deste ano. Os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e veteranos da 2ª Guerra Mundial foram os primeiros a desfilar.
Na seqüência, desfilaram os ex-integrantes das Forças de Paz. À frente, um blindado branco com as inscrições “UN” de United Nations (Nações Unidas), igual ao utilizado pela ONU nas missões de paz em diversos países.
Atrás do blindado, desfilou um grupamento de 50 ex-combatentes com as boinas azuis, que identifica os militares que atuam em Forças de Paz.
O Brasil integra missões de paz da ONU desde 1947, quando militares do Exército Brasileiro foram enviados para os Bálcãs como observadores.
No desfile cívico-escolar, os destaques foram os alunos dos colégios militares, atletas da Seleção Brasileira de Futebol Feminino e grupos que apresentaram manifestações artísticas da cultura brasileira. Entre eles, a banda de percussão “Batalá”, integrada apenas por mulheres, e um grupo de capoeiristas que fez exibições.
Na parte militar do desfile, uma das principais atrações foi a pirâmide humana formada por 36 militares do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.
O desfile terminou por volta das 12 horas, com a tradicional exibição da Esquadrinha da Fumaça, que marcou o céu de Brasília com as manobras de seus aviões.

Texto: Fonte do Ministério de Defesa
Fotos: Elio Sales

Adidos estrangeiros visitam palácio do planalto


O Departamento de Assuntos Internacionais (DAI) organizou, na semana passada (3/09), a visita de 60 adidos militares estrangeiros ao Palácio do Planalto.
Os representantes de mais de 20 países foram recepcionados pelo Coronel Ricardo Abranches Félix Cardoso, do DAI, e pelo Coronel Francisco Mamede Brito Filho, do Palácio do Planalto. No Palácio do Planalto, os adidos assistiram uma palestra do Coronel José Zanotta Vieira, da Assessoria de Comunicação Social do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), sobre a organização do Palácio do Planalto e sobre o GSI. Depois visitaram o acervo cultural do Palácio, conheceram a sala do presidente da República e visitaram a galeria de ex-presidentes.



Texto: Jessica Rippel

Fotos: Elio Sales

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Almirante Arnon assume 2 Distrito Naval

O Vice-Almirante Arnon Lima Barbosa assumiu nesta terça-feira (15/07), em Salvador, o comando do 2º Distrito Naval da Marinha. Ele substituirá o Vice-Almirante Fernando Eduardo Studart Wiemer. A solenidade de troca de comando contou com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do governador da Bahia, Jaques Wagner, e foi presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Aurélio Ribeiro da Silva Filho.
A área de jurisdição do 2º Distrito Naval engloba os estados da Bahia e de Sergipe e os municípios do Norte de Minas Gerais, totalizando uma área de mais 1,1 milhão de quilômetros quadrados. Abrange a extensão navegável do Rio São Francisco que vai de Pirapora, Minas Gerais, à cidade de Juazeiro, na Bahia.
O Vice-Almirante Arnon é alagoano e tem 42 anos de serviços prestados à Marinha. Entre outras funções na Força, foi Comandante da Base Naval do Rio de Janeiro e Comandante da Escola de Guerra Naval. Também foi diretor do Departamento de Política e Estratégia, vinculado à Secretaria de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais (SPEAI) do Ministério da Defesa. No início deste ano, comandou interinamente a SPEAI.

Fonte: Ministério da Defesa

Fotos: Elio Sales

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Chegas e Despedidas de Adidos

A Associação dos Adidos Militares no Brasil, realizou o jantar de apresentação dos sete novos Adidos Militares e a despedida de outros cinco Adidos. A cerimônia aconteceu no Regimento de Cavalaria de Guarda (RCG), na noite de 4 de julho.
Os sete novos Adidos militares são oriundos da Argentina, Tailândia, Uruguai e Venezuela. E os que se despendem são representantes dos países Equador, Espanha, Canadá e Irã. O jantar foi prestigiado com as presenças de autoridades civis e militares das forças amigas.

Texto: Norma Engel

Fotos: Elio Sales