terça-feira, 9 de setembro de 2008

Sete de Setembro

Brasília (7/09/2008) – Com os tradicionais grupamentos militares e tropas blindadas e mecanizadas, teve início o desfile da comemoração do 7 de setembro, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira dama, Marisa Letícia , chegaram em carro aberto ao local da cerimônia.

.
Na tribuna das autoridades, eles foram recebidos pelo vice-presidente, José Alencar, pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. A festa do 7 de setembro teve como convidada especial a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.


Com um público, estimado em 30 mil pessoas segundo a Polícia Militar do Distrito Federal

“Valores do Brasil” foi o tema das comemorações da Semana da Pátria deste ano. Os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e veteranos da 2ª Guerra Mundial foram os primeiros a desfilar.
Na seqüência, desfilaram os ex-integrantes das Forças de Paz. À frente, um blindado branco com as inscrições “UN” de United Nations (Nações Unidas), igual ao utilizado pela ONU nas missões de paz em diversos países.
Atrás do blindado, desfilou um grupamento de 50 ex-combatentes com as boinas azuis, que identifica os militares que atuam em Forças de Paz.
O Brasil integra missões de paz da ONU desde 1947, quando militares do Exército Brasileiro foram enviados para os Bálcãs como observadores.
No desfile cívico-escolar, os destaques foram os alunos dos colégios militares, atletas da Seleção Brasileira de Futebol Feminino e grupos que apresentaram manifestações artísticas da cultura brasileira. Entre eles, a banda de percussão “Batalá”, integrada apenas por mulheres, e um grupo de capoeiristas que fez exibições.
Na parte militar do desfile, uma das principais atrações foi a pirâmide humana formada por 36 militares do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.
O desfile terminou por volta das 12 horas, com a tradicional exibição da Esquadrinha da Fumaça, que marcou o céu de Brasília com as manobras de seus aviões.

Texto: Fonte do Ministério de Defesa
Fotos: Elio Sales

Nenhum comentário: