quinta-feira, 31 de março de 2011

Seminário do Livro Branco de Defesa Nacional

Campo Grande-MS, terça-feira (29/03) - sediou o 1º. Seminário do Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN), documento destinado a tornar públicas informações essenciais sobre a política de defesa do País.

Organizado pelo Ministério da Defesa, aproximadamente duzentas pessoas participaram do seminário, que contou com sete palestrantes, que falaram da necessidade de que a sociedade brasileira participe da discussão sobre o LBDN, destacando que esse debate deve ter como fundamento o contexto da política e da Estratégia Nacional de Defesa (END).

A 1ª palestra foi do Professor Doutor da Fundação Getúlio Vargas Celso Castro que abordou o Papel das Forças Armadas na Construção do Estado Brasileiro, o Ex-Ministro e Ex-Deputado Federal Raul Jungmann falou da Política Externa brasileira e os interesses nacionais, o Professor Doutor da Universidade Federal de São Carlos João Roberto Martins Filho falou do Poder militar como elemento crítico para a projeção externa brasileira, o General-de-Brigada Luiz Eduardo,falou do Brasil como “potência da paz”: a pressão civil para a ampliação do emprego das FFAA no plano doméstico, e o General-de-Exército Alberto Cardoso falou das Forças Armadas, Nação e Segurança na América do Sul.

 
Professor Jorge Ramalho da Rocha

A 6ª palestra foi do Professor Doutor da Fundação Getúlio Vargas Octavio Amorim que falou do Papel do poder legislativo nas questões de defesa e a ultima palestra foi do Professor doutor da Universidade de Federal de Brasília Antonio Jorge Ramalho da Rocha cuja abordagem foi a Produção bibliográfica sobre defesa no Brasil: uma análise da interação da Academia com os setores de Defesa.


Brigadeiro-do-Ar Delano Teixeira Menezes

Ao final o moderador do Ministério da Defesa, Brigadeiro-do-Ar R/1 Delano Teixeira Menezes falou da importância do Livro Branco. “Embora se trate de documento de Estado, o documento vai ser elaborado por meio da interpretação da sociedade, com a inspiração de dois marcos legais: a Política Nacional de Defesa, pioneira na América do Sul, e a Estratégia Nacional de Defesa”, defendeu o brigadeiro.

Texto e Fotos: Elio Sales

Nenhum comentário: