terça-feira, 28 de dezembro de 2010

3º Voo de apoio à Operação Antártica XXIX

Participei do terceiro Voo de apoio à Operação Antártica XXIX, da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar da (Marinha do Brasil), realizado no período de 18 a 23 de dezembro de 2010: Pude retratar a beleza exuberante da Antártica, vista da Base Chilena “Presidente Eduardo Frei” (Antártica).

Partimos do Rio de Janeiro e tivemos o nosso primeiro contato com o programa em Pelotas/RS. Vimos a Estação de Apoio Antártico (ESANTAR), que foi criada em 1982, com a criação do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), iniciando suas atividades em 1983, através de convênio firmado entre a Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) e a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM).

Em seguida recebemos toda a roupa para o inicio da missão, botas,luvas , casacos e viseiras que faziam parte do material para estadia na Antártica. Chegamos em Punta Arenas-Chile, atualmente o principal centro urbano da região, é ponto de partida para a base Chilena na Antártica.

A estadia na base chilena foi de aproximadamente duas horas, mas a beleza das imagens produzidas por essa permanência é atemporal. Terminamos com a famosa foto oficial e o retorno para o Brasil. A primeira imagem da base chilena.






























Texto e Fotos : Elio Sales

Nenhum comentário: