Foi celebrado os 190 anos da criação da Marinha do Chile, o evento ocorreu na embaixada do Chile na sede de Brasília na noite de terça-feira, 20 de maio. A Marinha do Chile é uma instituição que tem como fundamental função resguardar a soberania e a integridade territorial, contribuindo para o desenvolvimento e grandeza da pátria.
A proximidade da Marinha do Chile e a do Brasil, remonta desde o ano de 1853. Destes 190 anos de história vale destacar a presença nas costas marítimas do Chile, a corveta “Bahiana”, comandada do que seria o ilustre vencedor da Batalha Naval do Riachuelo, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré. E pela presença no Brasil do Blindado Chileno “Cochrame”, em 1889, no porto de Salvador, dando inicio aos inumeráveis intercâmbios das duas Marinhas até chegar aos dias de hoje.
No prosseguimento do evento, foi condecorado no grau de Cavaleiro da Ordem do Mérito Naval Chileno, O Capitão-de-Mar-e-Guerra Gilberto Rodrigues Ornelas,
tendo como paraninfo o Sr Embaixador do Chile no Brasil, o Sr. Alvaro Díaz Pérez e o Capitão-de-Mar-e-Guerra Javier Sánchez Liberona, Adido Naval e Defesa do Chile, no Brasil.A solenidade foi prestigiada por militares das três forças, civis e adidos das forças amigas.
Texto: Norma Engel
Nenhum comentário:
Postar um comentário