sexta-feira, 17 de julho de 2009

Passagem de Comando do 10º Contingente brasileiro de Força de Paz no Haiti

PORTO PRÍNCIPE/07/2009) Já esta atuando no Haiti os 1.266 militares que integram o 11º Contingente do Batalhão Brasileiro (BRABAT), que compõem a missão da ONU no país, a MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti). Na última quinta-feira (09/07), aconteceu a cerimônia de troca de comando do BRABAT, na Base General Bacelar, localizada em Porto Príncipe, capital do Haiti. A cerimônia foi presidida pelo Exmo. Sr. Luis Carlos da Costa, Principal Deputy do Representante Especial do Secretário Geral da ONU na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti, O General de Brigada brasileiro Floriano Peixoto, Force Commander, e o Major Brigadeiro do Ar Mingorance Vice-Chefe do Estado-Maior de Defesa, secretário de Logística, Ensino e Mobilização (SELOM) entre outros

O Coronel João Batista Carvalho Bernardes, assumiu o comando do Batalhão de Infantaria da Força de Paz e o Tenente-Coronel Délcio Monteiro Sapper assumiu o comando da Companhia de Engenharia. Eles substituem o Coronel Fernando Sampaio da Costa e o Tenente Coronel Fernando Ferreira Elesbão, que nos últimos sete meses e três semanas de missão, comandaram respectivamente, o Batalhão de Infantaria e a Companhia de Engenharia. A troca de contingente e do comando do BRABAT acontece a cada seis meses. Dos 1.266 militares, 250 são da Companhia de Engenharia e o restante do Batalhão de Infantaria .

Os militares que compõem o 11º Contingente vieram do Comando Militar do Sudeste e trabalharão na pacificação do Haiti até dezembro deste ano. Há um rodízio entre os comandos que enviam tropas ao Haiti. O 10º Contingente, que deixou o país este mês, era formado por militares do Comando Militar do Nordeste.Ao se despedir o comandante do 10º contingente brasileiro no Haiti, O Coronel Fernando Sampaio Costa, ressaltou “ Diante de um misto de sentimento de alegria e tristezas, alegria do dever cumprido e tristeza por termos que nos afastarmos dos inúmeros amigos feitos aqui, afirmo que Essa é a Missão de Nossas Vidas“, destacou o Coronel . A MINUSATH foi criada em 2004. O Brasil comanda a parte militar da missão, a Força de Paz. O General de Brigada Floriano Peixoto é o atual Force Commander da MINUSTAH e coordena a atuação de 7.059 militares de 17 países.

Texto e Fotos: Elio Sales

Um comentário:

Felipe Barroso Abdo disse...

Padrão hein?